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Quarta-feira, 28 de Agosto de 2013

Transportes: um nó górdio do bem-estar

Três problemas:

·o preço exorbitante para os cidadãos do transporte

·o crescimento progressivo e sem fim à vista das já exagerada­mente grandes necessidades de mobilidade, provocado pelo afastamento cada vez maior entre os locais de habitação e os locais dos serviços básicos e do trabalho

·a insuficiência  de oferta de transportes públicos

O sistema de transportes públicos de pessoas na Área Metropolitana do Porto (AMP) foi propagandeado como brilhante, mas é um fracasso para o povo. A divisão da área metropolitana em pequenas zonas tarifárias, apontada como favorável em comparação com a divisão em coroas, afinal serve para que os passageiros paguem na mesma o preço do transporte da coroa, mas lhes seja permitido viajar apenas nas suas pequenas zonas. Olhando aos muitos casos, os pontos de fronteira entre zonas foram escolhidos propositadamente para que a grande maioria dos passageiros seja obrigada a pagar mais uma zona se quiser ficar perto de casa. A supressão frequente de horários (mais de 70 diárias), agravando a insuficiência de oferta de transporte, existe porque não se contratam motoristas suficientes.

O sistema de vias rodoviárias transformou-se, com o estabelecimento de portagens em todas as Auto-Estradas (AE), num sistema extraordinaria­mente caro: caro para os utilizadores individuais, caro para a sociedade, e caro até para o Estado. Apenas fica barato para o sis­tema de agiotagem bancária e de concessionárias rentistas.

Aqui tudo está invertido: um sistema de portagens até poderia fazer sentido dentro de uma política nacional de transportes que visasse favorecer a utilização dos meios de transporte mais eficientes: o transporte colectivo em vez do individual, o transporte ferroviário e marítimo em vez do rodoviário. Mas não existe qualquer política desta natureza e as consequências da existência de portagens nas condições actuais são desastrosas.

Na verdade, tudo, no sistema de transportes, foi montado, não para servir as populações mas para servir os interessados no sistema dos Swap’s e das PPP’s, que dizem ser para “pagar a dívida”, uma “dívida” impagável, odiosa, e que o Povo deve recusar pagar.

9 pontos para resolver os 3 problemas

·revisão total da zonagem com diminuição do preço do transporte

·retorno às formas anteriores de  atribuição de passe social a reforma­dos e estudantes

·integração de todos operadores de transporte público colectivo de passageiros da AMP no sistema intermodal, sob pena de perderem a concessão

·pagamento da intermodalidade só  no caso de ser usada (retorno aos passes/senhas da STCP e criação de passes e títulos mais baratos para quem só usa o Metro)

·aumento do conforto, da segurança, da frequência e da  rapidez dos transportes públicos e alargamento dos horários e das linhas

·proibiçãodo recurso sistemático a horas extraordinárias nas transportadoras e contratação dos motoristas necessários ao serviço

·transportes gratuitos para os desempregados

·fim das portagens nas AE’s

·alargamento da rede do metro/ferroviária a todos os pontos de concen­tração de população

Uma condição complementar essencial: o controlo popular efectivo.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

GOVERNO DEMOCRÁTICO PATRIÓTICO!

O POVO VENCERÁ!

Org. Reg. do Norte do  PCTP/MRPP

15 de Agosto de 2013

 

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