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Domingo, 9 de Setembro de 2007

O Metro do Porto subsidia interesses privados

Foi esmagado o anterior máximo de transporte de passageiros num só dia pelo Metro do Porto, ufanaram-se as Relações Públicas da referida empresa, ao anunciarem os resultados comerciais da exploração do transporte do passado dia 1. Com isso também as receitas bateram o máximo.

Esqueceram-se foi de dizer que, em simultâneo, a qualidade do serviço prestado atingiu o seu mínimo: não só os passageiros transportados pareciam "sardinhas em lata" como durante a semana antecedente e no próprio dia 1, os detentores de títulos mensais de Agosto e Setembro, abarcando as zonas C1 e S8, viram "fortes condicionamentos à circulação" (usando as próprias palavras do aviso sonoro) na linha D que liga o Porto a V. N. de Gaia.

Ou seja, apesar de terem pago integralmente o seu título de transporte antecipadamente, os passageiros com passe tiveram que se sujeitar aos "fortes condicionamentos à circulação" para benefício dos interesses comerciais de uma empresa privada de bebidas excitantes. E para o Metro tudo isto é uma oportunidade de negócio e não uma preocupação quanto ao serviço que é suposto ser obrigado a prestar. 

Portou-se como meretriz: disponibilizou-se para fazer tudo o que a dita empresa lhe pediu, desonrando por completo as obrigações que havia antes contraído com os detentores de "passe". Nesta atitude teve o suporte do próprio governo, através de um secretário de estado, que "fez tudo",  nas suas próprias palavras (não tendo esclarecido o significado desse tudo), para trazer o evento ao Porto.

Convem dizer que esta é a atitude geral (ou seja a política comercial) do Metro: subsidiar interesses comerciais privados com o valor das indemnizações compensatórias e dos títulos de transporte dos passageiros. Ele é descontos iguais ao valor das viagens de Metro no preço dos bilhetes para eventos de diversa natureza, ou em consultas em dadas clínicas. Ou seja o Metro dispõe-se a transportar de graça os passageiros desde que estes vão a determinados locais. Este "de graça" para dadas viagens, na verdade corresponde a preços caríssimos para os passageiros habituais que têm que suportar não só o custo da viagem que realizam como, parcialmente, das "borlas" que o Metro oferece para benefício de entidades privadas. A outra parte dessas "borlas" é suportada pelo contribuinte através das indemnizações compensatórias que têm uma componente proporcional ao número de passageiros transportados.

E são este tipo de acções, de empresas de serviço público, as incensadas pelos actuais autarcas!

 

Temos de correr com eles! Com os autarcas, com os gestores e com o governo.

 

ABAIXO O GOVERNO SÓCRATES/CAVACO!

POR TRANSPORTES PÚBLICOS SEGUROS, CÓMODOS, RÁPIDOS E BARATOS PARA O POVO!

PELO CONTROLO POPULAR E DEMOCRÁTICO SOBRE AS EMPRESAS PÚBLICAS!

 

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