Da comissão instaladora da inter associações dos bairros e ilhas da cidade do Porto recebemos o seguinte comunicado que transcrevemos na íntegra:
COMUNICADO
CÂMARA DO PORTO VAI AUMENTAR RENDAS!
A Comissão Instaladora da INTER ASSOCIAÇÕES denuncia a intenção da Câmara do Porto em aumentar novamente as rendas nos bairros camarários.
A Câmara do Porto, a coberto da actualização dos dados dos agregados familiares que se encontra em curso, vai proceder a novos aumentos, mesmo tendo efectuado ainda recentemente a actualização do valor das rendas, no seguimento do novo regime de rendas municipais aprovado no anterior mandato.
Com efeito, os moradores dos bairros da cidade do Porto estão a receber em suas casas, faseadamente, uma carta idêntica aquela que aqui se anexa, onde é solicitado aos inquilinos municipais que actualizem os dados dos agregados familiares, principalmente os rendimentos, sob pena da aplicação da renda máxima legalmente prevista.
Esta actualização dos rendimentos visa, portanto, o aumento das rendas, visto que de acordo com o novo regime de rendas municipais, aprovado no anterior mandato, as actualizações introduzidas nessa altura pretendiam o ajustamento da realidade existente.
Isto é, com esse novo regime deixaram de existir rendas inferiores a 10 € e superiores a 301,2€, pelo que, neste momento, a Câmara do Porto ao solicitar aos seus inquilinos novos dados a respeito dos seus rendimentos, tem apenas como intenção o aumento das rendas, até à renda máxima prevista (essa renda varia de acordo com a tipologia e com o grupo a que o bairro pertence, consoante o estado de conservação e o ano de construção).
Por outro lado, a INTER ASSOCIAÇÕES denuncia igualmente a desigualdade de critérios seguidos neste processo em curso.
Isto é, quando os titulares do contrato de arrendamento requerem à Câmara do Porto a inclusão no agregado familiar dos filhos, das esposas/maridos, dos netos, das noras ou dos genros, recebem como resposta o indeferimento (há até casos em que a Câmara se recusa a receber o requerimento); mas, neste momento, de actualização dos agregados, a Câmara do Porto já quer saber os dados de todos as pessoas que compõem o agregado familiar (independentemente se se encontram ou não encontram inscritas na Câmara) e os rendimentos que auferem, tudo isso para calcular as novas rendas a aplicar. Tudo isto, apenas, com o propósito de aumentar a renda.
Há, nestes casos, uma flagrante e injusta dualidade de critérios: não existem para adquirir direitos (como o direito a um desdobramento por sobreocupação da habitação), mas existem para terem deveres (pagar mais renda)!
Acresce afirmar que mais uma vez a Câmara do Porto demonstra total insensibilidade para com os problemas dos moradores dos bairros e para com as questões sociais. Mais uma vez a Câmara do Porto age como um senhorio privado, que visa apenas o lucro. Para a Câmara do Porto os bairros são apenas uma fonte de receita. Os moradores continuam à espera de serem tratados com dignidade. Continuam à espera de obras de requalificação dos prédios e do interior das suas habitações. Continuam à espera de apoio para a resolução dos seus problemas sociais. Continuam à espera de trabalho social de terreno, de investimento e de medidas concretas que promovam a inclusão social, a requalificação do edificado (interior e exterior), dos equipamentos, dos espaços ajardinados.
Ao invés, vão receber, brevemente, o anúncio de aumento das suas rendas. Ao invés vão ser as suas situações económicas ainda mais degradadas, atendendo à evidente carestia de vida que é hoje já uma triste realidade para muitas famílias portuenses.
Com os melhores cumprimentos, ao V. inteiro dispor, somos,
A Comissão Instaladora da Inter Associações.
sítios
Linha sindical LUTA - UNIDADE - VITÓRIA
iniciativa legislativa de cidadãos
petições
Contra o encerramento dos estaleiros de Viana
SUSCITAR A FISCALIZAÇÃO SUCESSIVA DA LEI DO ARRENDAMENTO/LEI DOS DESPEJOS
Pela revisão do regime de renda apoiada e suspensão da actualização das rendas
blogues
Que o silêncio dos justos não matem inocentes
Poemas de Gervásio Silva (Sátira anti-Sócrates que agora se aplica a Passos Coelho & C.ª)
Mais que promessas, compromisso com o Povo (Moreira de Cónegos)
Luta Popular na região especial do Porto
Luta Popular no Vale do Tâmega
PCTP (Região do Vale do Sousa)
fóruns, vídeos, redes...
sítios de interesse
visitantes comentadores
blogues (históricos)
Prospectar - Perspectivar (antigo)
legislativas 2011
A VOZ DOS QUE NÃO TÊM VOZ - Garcia Pereira no Parlamento